quarta-feira, 1 de julho de 2015

Os abusos psíquicos, a inveja e a criatividade – o que a deusa Atena tem a nos ensinar

Sylvia Mello Silva Baptista
03.06.2015




Introdução

Alice Miller, filósofa, psicóloga e socióloga, traz em seu último livro, a Revolta do Corpo, exemplos tirados das biografias de grandes escritores e artistas do quanto as situações abusivas vividas pela criança ficam marcadas em seu corpo, e no caso, em suas produções. Os seus ensinamentos têm me inspirado a refletir e a buscar resgatar essas memórias e auxiliar a criança que há nos adultos que procuram a análise a se libertar do quarto mandamento (“Honrarás pai e mãe”), de uma hipocrisia intrínseca, da culpa. A partir da atividade clínica, tenho percebido, com mais nitidez, a perda da criatividade e o embotamento do sentimento, fatos também denunciados pela autora quando ressalta a existência de uma cultura do medo e do que ela chama de uma pedagogia negra.
Como estudiosa de Mitologia Grega, busquei nesta fonte paralelos onde o mito pudesse elucidar pontos e nos guiar em relação a esse tema. Encontrei em Atena e nos aspectos ligados à inveja, presentes nos mitologemas desta divindade, importantes reflexões. Como tenho feito ao longo de anos, busco aproximar a compreensão das expressões psíquicas com a sabedoria da mítica grega, através da leitura simbólica desse universo.
A lucidez em relação ao relato mítico, unida ao testemunho sincero e destemido do relato do paciente mostram uma potência fundamental na escuta analítica. A inveja, o medo e a criatividade constituem um campo de contradições e desafios. Do mesmo modo, o mito sempre revela, e igualmente traz possibilidades de imaginar, e com isso, criar novos caminhos.


Tragédia
Na tragédia Eumênides, de Ésquilo, após o julgamento de Orestes, ocorre algo de muito significativo que chamou minha atenção. Como sabemos, Orestes cometeu o crime do matricídio, matando Clitemnestra que, por sua vez, havia matado  Agamêmnon, mancomunada com o amante Egisto, primo e inimigo do rei de Micenas. É justo que se mencione que este casamento começou de forma violenta, com Agamêmnon assassinando Tântalo II, marido de Clitemnestra, e seu filho recém-nascido, para então fazê-la sua esposa. Na passagem da guerra de Troia, a rainha perde mais uma filha, Ifigênia, sacrificada pelo pai para obter de Ártemis - que o castigara pela morte de um cervo consagrado à deusa- a volta dos sopros dos ventos para que o exército se colocasse novamente a caminho do grande combate. Junito Brandão nos lembra que etimologicamente Clitemnestra significaria “a que se celebrizou por não se esquecer”. O destino embrenhado no nome se fez fato. A rainha se ressente dos dolos sofridos e trama a morte de Agamêmnon, apunhalando o pai de seus filhos assim que ele retorna à casa, findos os dez anos de guerra. Orestes chega para vingá-lo, envolvendo-se numa complexa rede de mortes.
Até então, Orestes havia crescido longe da mãe e das irmãs Electra e Crisótemis, em Cirra, na Fócida, na corte de Estrófio, este casado com Anaxíbia, irmã de Agamêmnon. O casal tinha apenas um filho, Pílades, que dele se tornou um amigo inseparável. Orestes foi protegido por Electra da ira do amante da mãe, Egisto, que teria morto o menino - como era de costume, para evitar uma futura vingança. E é com a irmã Electra, que também foi subjugada e sofreu privações e violências por parte do casal, que Orestes irá arquitetar e realizar o crime de matricídio, ordenado por Apolo.


Fúrias
Ésquilo inicia Eumênides com Orestes já tendo realizado o crime e sendo perseguido pelas Erínias - ou Fúrias, no latim. Apolo vem em seu socorro e o orienta a dirigir-se a Atenas, onde institui o primeiro júri e inaugura assim os julgamentos dos crimes realizados daquela data em diante. Entendamos inicialmente quem são as Fúrias e seu papel.
Em número de três, são criaturas nascidas do sangue de Urano vertido em Geia quando de sua castração pelo filho Crono, conforme nos conta Hesíodo em  Teogonia. São vingadoras do sangue consaguíneo derramado e perseguem o criminoso o enlouquecendo, até mesmo nos Ínferos. São descritas como seres femininos, com tochas nas mãos, às vezes alados, com cabelos em forma de serpente. Em Homero, eram descritas como uma única criatura, mas com um sentido coletivo, e à medida que o tempo correu e a complexidade de divindades foi aumentando, passaram a ser representadas com maior especificidade: Aleto seria a implacável, a incessante, a que persegue empunhando fachos acesos, sem interrupção, trazendo à situação de perturbação um caráter incansável; Tisífone, a que avalia e vinga o crime com seu açoite impiedoso, e nos dá a dimensão das consequências do ato; Megera, a que inveja, a que tem aversão pelo criminoso, grita-lhe no ouvido suas faltas sem parar (Brandão, 2000). A tríade parece evidenciar três aspectos de uma mesma pena que se caracteriza pela nada invejável situação de ser incansavelmente lembrado, aos berros, da falta cometida, de modo que a tocha da consciência arda infinitamente sem dar chance ao criminoso de se afastar do seu ato.
As divindades são filhas de Geia e é com as entranhas que respondem à agressão sentida. O sangue derramado não é apenas o sangue de um indivíduo, mas é de todo um coletivo, um guénos. São uma espécie de zeladoras do mais profundo inconsciente, ao mesmo tempo em que fustigam o criminoso com a necessária consciência de seu crime. Simbolizam, neste ato, o impulso vingador de caráter matriarcal, enraizado em um feminino primordial.


Atena e a inveja
Aracne
Mas uma questão surge daí: Por que Megera, ou a personificação da inveja, estaria entre essas criaturas? A figura em si da divindade é bastante instigante. Atena, que irá estabelecer um diálogo direto com as Erínias no julgamento de Orestes, teve embates marcantes com outras duas criaturas peçonhentas, uma delas com a cabeça igualmente ornada com serpentes, como geralmente é retratada Megera: Aracne e Medusa. Estas duas figuras míticas provocaram o sentimento invejoso na deusa.
Aracne foi transformada em aranha, após desafiar a deusa Atena a um concurso de tapeçaria. A deusa ainda tentou dissuadi-la da hybris, ou seja, da arrogância de querer comparar-se a uma divindade; fez-se surgir diante de Aracne disfarçada de anciã e tentou convencê-la a desistir da contenda. Mas a tecelã insistiu e assim, sem saber, selou seu destino. Decorou seu trabalho com cenas amorosas dos deuses, especialmente de Zeus, com um primor inigualável. Tal afronta foi demais para a filha do senhor do Olimpo, que destruiu o bordado de Aracne, tão ou mais belo que o seu. Teria a deusa ficado com inveja da mortal por sua capacidade criativa, sua habilidade em uma mesma função, seu talento em tecer (quase) equiparável ao da divina? Segundo Peter Walcot, em um livro todo dedicado ao estudo da inveja e sua relação com os gregos, afirma que estes acreditavam que os homens são naturalmente invejosos, como parte de seu caráter e disposição, e define o sentimento em contraste com o ciúme, como costuma ocorrer. Diz o autor que no ciúme teme-se perder o que se tem, enquanto que na inveja, sofre-se por ver o outro possuir o que se quer. Acrescenta que são os iguais ou pessoas que têm aproximadamente o mesmo status que se invejam umas às outras.  No entanto, é também possível observar a partir do século V a. C. a ideia de phthonos theon, ou a inveja dos deuses, presente nas obras de Ésquilo, Heródoto e Píndaro. Enquanto a imitação seria um sinal de admiração, a disputa seria a marca da inveja.
Atena é “filha do pai”, uma deusa representante do masculino e que traz como atributo a inteligência, a sabedoria, a capacidade para a ação adequada àquilo que a situação demanda. Walter Otto, quando a descreve destaca a sua proximidade com os varões, em quem pensa e a quem se associa. Mas essa ligação está longe de ser erótica. Aliás, esse é justamente um território onde Atena não transita. Como deusa virgem, o amor erótico não está no seu panorama. Faz-se parceira do masculino, mas para auxiliá-lo nas batalhas heroicas. Uma aproximação fraterna. Teria, portanto, Atena invejado em Aracne a liberdade da mortal em passear pelo campo das relações amorosas com tamanha desenvoltura?  Ao bordar os amores de Zeus, a mortal demonstrou capacidade em imaginar o deus supremo em laços inimagináveis para a deusa-filha-do-pai. Aracne discorreu sobre Eros; Atena fez uso do seu poder de divindade e afastou-se da cena, castigando a imprudente.
Ao ver-se confrontada com cenas amorosas de Zeus e outros imortais, faz o trabalho em pedaços e humilha de tal forma a mortal, que esta tenta matar-se. Atena a impede, transformando-a em aranha, e assim a aprisionando no fazer eterno de teias circulares, numa alusão à repetição infinita que retém o criativo e a faz permanecer atada ao impulso instintivo puramente.  Zeus enviou vários personagens ao Tártaro com castigos eternos quando da tentativa de onipotência daqueles mortais, deslembrados de sua condição efêmera. Atena parece ter-se arrogado o direito, como sua representante, a fazer o mesmo com Aracne, uma vez tendo sido atingida no seu ponto sensível.


Medusa
Outro episódio em que Atena se depara com um feminino que lhe provoca  uma reação de horror e castigo está na história de Medusa. Roberto Calasso descreve a cena que enfureceu a deusa, novamente tendo como pano de fundo o campo amoroso:
No pavimento do templo de Atena, Poseidon molhava com saliva marinha o corpo pérola de Medusa, branco na obscuridade. Atena estava sentada em frente, estátua na prisão, obrigada a ver aqueles dois corpos trêmulos enlaçando-se no silêncio do templo. Sentia horror pelo ultraje e, ao mesmo tempo, um penetrante mal-estar, por saber que Medusa se parecia tanto com ela. Então ergueu seu escudo para apagá-los, para afastar-se. Foi um gesto que nasceu do mais íntimo de Atena, como para Ártemis o gesto de armar o arco. Ao mesmo tempo que, mais uma vez, Atena se separava de tudo atrás de uma cortina de pele escamosa, os macios cabelos de Medusa, espalhados no chão, começaram a inchar e, nas pontas, já se podia reconhecer igual número de cabeças de serpente. (1990, p.157)
Podemos pensar nas serpentes na cabeça como simbolizando pensamentos venenosos. Esta deusa, que se comporta como um tipo pensamento extrovertido associado à intuição introvertida, tem no pensamento seu guia no mundo. Vale hipotetizar que o que seria de caráter venenoso para a deusa seria justamente aquilo que ela teria mais dificuldade, aquilo que lhe causaria mais aversão e desconforto, provocando uma reação imediata e terrível. É justamente o que ocorre no encontro com Aracne, e aqui, com Medusa.
Todos conhecem a sequência: Medusa amaldiçoada, a única Górgona mortal entre as três, transforma em pedra todo aquele que dirige seu olhar diretamente a ela. Trata-se de mais um castigo que aprisiona o castigado numa existência solitária e assustadora. Petrifica e paralisa: ações similares ao modo como a deusa se sentiu ao ver a cena de amor, para ela aversiva. Será preciso a intervenção do herói Perseu, ajudado por Atena, por Hermes e Apolo, para que se ponha fim à monstruosidade em que se transfigurou Medusa, tendo como consequência a libertação de Pégaso e Crisaor. Estas duas criaturas geradas por Poseidon, encontravam-se encerradas no corpo da mãe, reafirmando o mitologema do aprisionamento evidenciado neste mito.
A cabeça ornada de serpentes será incrustada no escudo de Atena, o mesmo com que afastou a cena amorosa do seu olhar. Agora, as serpentes de Medusa afastarão quem se aproximar em demasia com intenções agressivas. Seu escudo continua com a função de proteção, mas transformado pela experiência vivida. Se num primeiro momento a deusa transformou o que invejou em algo asqueroso que impunha um distanciamento, com a ação do herói ela se aproxima deste aspecto tenebroso e o integra. A deusa auxilia o herói; o herói auxilia a deusa.

Megera
Walter Otto, como já dito, caracteriza Atena como deusa da proximidade –em oposição a Ártemis e Apolo que são distantes em sua condição de flecheiros.  E também a que “nada sabe das ternas delícias do amor” (1978, p.46), como vimos acima. Além disso, ressalta a importância dos olhos da deusa, sempre citados como penetrantes, agudos, refulgentes, porta de seu espírito sagaz. Enquanto deusa da consciência, representada por uma coruja, “o mais astuto dos animais”, enxerga na escuridão. Tal consciência se faz inimiga da sombra. A proximidade com seus protegidos lhe favorece a ter intimidade suficiente para gerar no outro a reflexão. São aspectos que a avizinham também da Megera, no sentido de que ambas provocam, ou mais, instigam na pessoa uma lembrança, uma fala com a mente, sendo que Megera para acusar e Atena para alertar e fazer refletir. Megera se faz, assim, um aspecto sombrio da deusa. Ambas, de formas distintas, favorecem que a consciência se ilumine, saia da escuridão.
Vejamos: com Aracne, teve uma reação de fúria e punição; com Medusa, a mesma ira provocou uma pena, mas junto a isso, a orientação de como sair da situação petrificadora. Com Megera, algo mais criativo ocorrerá.

Eumêmides
O que se passa no diálogo de Atena com as Fúrias, nas Eumênides de Ésquilo, descortina, a meu ver, algo de um valor psíquico inestimável. O embate leva, não a um “extermínio do sentimento” ou do conteúdo mobilizado, mas sim a um realocamento. As Fúrias, rebatizadas Eumênides, passam a habitar o sopé da colina de Ares, o Areópago. Olhemos para o que significa a mudança de locus do conteúdo psíquico.
As criaturas, semelhantes às Górgonas e às Hárpias, são descritas como de aparência horrorosa, aspecto tenebroso e repelente, com um hálito insuportável, corrimentos pútridos vazando dos olhos e trajes inadequados. São todos aspectos de um primeiro contato que distanciam (em contraste com a proximidade causada por Atena): a má aparência, o odor, o olhar contaminado. 
Nascidas para o mal, coube-lhes em partilha
a treva deletéria do profundo Tártaro,
criaturas malditas por todos os homens
e pelos deuses que se reúnem no Olimpo. (2003, v.102-105, p.150)

O deus que primeiramente entrará num embate com as Fúrias na tragédia será Apolo, simbolizando o novo versus o velho, a justiça de caráter patriarcal apolínea versus a justiça matriarcal primordial, o julgador versus o vingador. As Erínias são inflexíveis e implacáveis contra quem tem sangue nas mãos. São protetoras dos mortos e cobram a dívida de sangue; são lentas no pensar e decididas no executar e não esquecem os crimes praticados. Apolo é igualmente inflexível na ação, mas de modo patriarcal e rápido, como suas flechas. É o deus solar que propõe o novo, enquanto as Erínias zelam pela tradição. Representam o pólo senex do arquétipo da punição ou do destino trágico.  Desejam evitar que divindades novas tenham que arcar com essa obrigação da vingança.  O grande temor de uma divindade é perder seu lugar de entidade venerada. Isto é literalmente o fim. Mesmo odiadas, estas temíveis entidades recebem honrarias.
Há que se lembrar que as Erínias são fruto do sangue de Urano vertido sobre a terra – Geia. Vingam, portanto, a repetição de sua origem. Nem mesmo os deuses as afastam de seu dever.
Atena, ao chegar ao local onde se encontrava Orestes, não reconhece as Fúrias, mas tampouco as julga. Caso possamos pensar na tríade como aspectos sombrios da energia arquetípica expressa na deusa, neste momento ela está inconsciente a isso. Na tragédia, segue-se uma linda exposição da persuasão e sabedoria da deusa em dirigir uma conversação. Sua primeira questão é trazer à tona o contexto do ocorrido. Em que circunstâncias, o crime? Orestes foi forçado ou tinha medo? Para a dinâmica matriarcal pouco importa a razão; o crime é per si passível de vingança. E esta deve recair sobre o criminoso. Mas se algo acontecer que as impeça disso, o mesmo ódio será desviado para a terra, para as mulheres, para a natureza, causando infertilidade –sangue na terra. Quando a divindade não é atendida no seu justo pedido, a sua ira transborda para um aspecto sombrio. 
As Erínias se inquietam frente à possibilidade de uma subversão às leis antigas por novas leis, temendo que os filhos ficassem justificados e isentos de culpa, e mais, livres para ferir os pais. Estamos no campo da obediência dos filhos ao poder paterno. Nos versos 711-713, o Coro nas Eumênides afirma:
Então, elevem-se acima de tudo
o respeito sempre devido aos pais
e a hospitalidade a quem pede. (2003, p.171)

Vemos aqui o respeito aos pais equiparado à hospitalidade. Creio que há uma mistura importante a se discriminar. O respeito aos pais acima de tudo, é exatamente o quarto mandamento criticado por Alice Miller. Ele faz parte de uma dinâmica patriarcal autoritária que não leva em conta a pessoa, mas sim a sua posição hierárquica no conjunto. Exime o poderoso da responsabilidade de atos abusivos, pela sua simples colocação no grupo. No entanto, a hospitalidade é uma prática que envolve uma dinâmica de alteridade, de acolhimento do estrangeiro, seja ele quem for. O grego foi culturalmente instruído a receber quem lhe pedia abrigo, lhe ofertando pousada e comida para, apenas no dia seguinte, depois do hóspede alimentado e descansado, perguntar quem seria aquele que o procurava. De uma outra perspectiva, esse tempo dedicado ao acolhimento do outro de fora, dava ao grego a oportunidade de tentar apurar que divindade habitava aquela pessoa e como recebê-la, honrando-a, em sua casa[1]. Tal situação está longe de se fazer patriarcal. É uma situação que, per si, demanda uma abertura para o novo que pode estar a se insinuar no visitante.
Ao priorizar o respeito incondicional aos pais, o que está em jogo é a consanguinidade como afeto inconteste.  As Fúrias não perseguiram Clitemnestra quando esta matou Agamêmnon pois o grau de parentesco não existia. O mesmo ocorreu quando Agamêmnon matou Tântalo II e seu filho para possuí-la. Alice Miller pergunta: Como honrar um pai assassino? Como honrar uma mãe abandonadora? Como considerar “amor” um vínculo que inclui maus tratos?
Parece que esta questão se aplica ao quadro aqui levantado. Temos na Oréstia, Agamêmnon matando o marido e o filho de Clitemnestra, mais tarde matando a mando de Ártemis a filha do casal, Ifigênia, a esposa matando o marido, e o filho, Orestes, matando o padrasto e a mãe. Há um morticínio em grande escala. Miller afirma que enquanto as dores das feridas forem negadas, a pessoa pagará com a saúde (ou seus filhos). Esse fato é também visível em nossos consultórios: filhos vivendo questões mal resolvidas de seus pais, repetindo dramas, reencenando aflições. Diz a autora:
O caminho para se tornar adulto não passa pela tolerância com as crueldades sofridas, mas pelo reconhecimento da própria verdade e pelo aumento da empatia em relação à criança mal tratada. Ele está na percepção de como os maus-tratos dificultaram toda a vida do adulto, de como muitas possibilidades foram destruídas e de como muito dessa miséria foi transmitida para a geração posterior (2011, pp.137,138).
A exploração do contexto em que o paciente cresceu é de suma importância. Há que se levar em conta que a consanguinidade é circunstancial. O que deveria ser considerado significativo é o contexto, os abusos e suas consequências. A entrada de Atena no cenário do julgamento introduz esse aspecto. Orestes é um abusado psíquico. Ainda pequenino, esteve presente no sacrifício de Ifigênia, e foi afastado da mãe, ambivalente e ferida, sob a ameaça implícita de ser morto pelo padrasto.

Realocamento
Este termo é um neologismo que visa nomear o ato de encontrar um novo lugar para algo já destinado a um determinado locus. Utilizo-o para indicar esse movimento psíquico de recolocação do conteúdo traumático ou doloroso, processo pelo qual encontramos um novo lugar interno após um trabalho de elaboração da dor, acompanhado da aquisição de uma nova identidade.
Na tragédia Eumênides, Ésquilo nos oferece material para compreensão simbólica dessa arquitetura. Nos versos 842-846, onde o Corifeu dialoga com Apolo, o primeiro diz:
Levando em consideração tuas palavras,
Zeus tem especial estima pelos pais;
ele, porém, acorrentou seu próprio pai,
o antigo Cronos; como conciliarás
tua argumentação com a conduta dele? (2003, p.177)

A esse propósito, escrevi em um artigo de título Ex-mãe, ex-pai, ex-filho: a data de validade das relações, onde busco, entre outras coisas, tratar do abuso psíquico e jogar luz na diferença de qualidade entre as relações afetivas de caráter consanguíneo e as escolhidas ao longo da vida. Destaco um pequeno trecho:
Somente em Zeus há uma transformação. Tendo sido criado longe da figura devoradora do pai, Zeus pôde realizar tanto a salvação dos irmãos aprisionados, quanto a condução do pai, na velhice, a um sítio de bem-aventurança. Penso que a condição que permitiu Zeus deslocar o pai de lugar, ao invés de vingar-se ou destruí-lo simplesmente, teria sido a sua capacidade de desenvolver outros laços saudáveis com figuras significativas, além do suporte da mãe Reia e do contato empático com seus cinco irmãos e suas respectivas qualidades.
Zeus terá como epíteto polieús, que quer dizer “protetor da família e da pólis”, representante do arquétipo do chefe de família patriarcal (Brandão, 1994). Eu acrescentaria que encontramos também nessa figura o regente maior, capaz de efetivar a passagem do poder reinante a seu filho divino, Dioniso, rompendo com o ciclo de devoramento de filhos do pai Crono e do avô Urano –este por meio de Geia. (2012, p.15)
Também ainda a respeito da questão espacial-simbólica da dor psíquica, ao tratar da tragédia Filoctetes, de Sófocles, vi a possibilidade de abordar o tema pelo viés da condição de vítima. Convido-os a ler as ideias ali colocadas, e ressalto o que  segue:          
O redirecionamento dessa energia para o lugar “correto”, onde ela é carecida, será capaz de findar o embate, bem como curar a identidade ferida do herói, além de sua ferida concreta. Sai, finalmente, do lugar de vítima. E assim, todos embarcam rapidamente para Troia, e o  destino se cumpre. (2013, p.42)
O certame  entre Atena e as Fúrias mostra, de um lado, a reflexão e a contenção em oposição ao ímpeto de vingança e a ira derramada. É maravilhoso observar como a repetição dos versos do Coro indica a mesma dinâmica de repetição que vemos no complexo.  Enquanto a deusa convida as três criaturas a viver em Atenas e ali receber oferendas, abrindo mão da amargura e aceitando uma parceria, as falas das Erínias representadas pelo Coro compõem 30 versos (em dois blocos de 19 e 11) quase idênticos, à exceção de uma ou outra palavra sinônima. Atena pede, insiste para ser ouvida; como se dissesse “ouçam a deusa da sabedoria, um outro feminino a ser considerado, continente de Métis”. É o diálogo entre duas grandes entidades, expressões da sapiência. Ao convidar essas forças primordiais a serem suas hóspedes, habitantes de Atenas, a deusa, com seu discurso persuasivo, não apenas as acolhe, mas lhes dá um lugar de dignidade e destaque. A energia erínia estará, a partir de agora, a seu serviço.

Considerações finais
Mas como se muda de lugar? Como saem as Fúrias de sua posição arrogante? Na pergunta que o Corifeu formula a Atena, após muito atrito e resistência, está a chave para a solução: “Mas, onde moraremos, soberana Atena?”(2003, v.1182, p.188). A resposta da deusa assegura uma pertença: “Num lugar onde não há penas; aceitai-o!”(2003, v.1183, p.188). Enquanto as Fúrias preocupam-se com sua nova identidade, Atena lhes promete um novo lar, novos amigos, um novo olhar de consideração, antídoto contra o  ressentimento. Ensina-nos, assim, como reverter uma maldição: há que aproximar-se do terrível, persistir no diálogo, acolher o antigo, ofertar um lar ao que antes ameaçava. Lida-se com perspicácia e sabedoria contra a força vingadora, mesmo dentro do campo agressivo de Ares (o encontro se dá no Areópago, local consagrado ao deus da guerra, Ares).
Segundo Miller, somente uma escuta verdadeira é capaz de redimir a ferida da criança em nós. Atena propõe justamente isso. Auxilia a escuta, dialoga, troca, e assim vai conjugando puer e senex. Suas características patriarcais discriminam e organizam, e a alteridade que contém abre espaço para a conciliação.
Lembrando que a Inveja –Megera – é uma das Fúrias, e expressão de um lado sombrio da deusa, ao renomear as Erínias como Eumênides e conseguir delas a benevolência e proteção da cidade, Atena integra o feminino terrível. A forma como o faz, diferente de com Aracne e Medusa, mostra um lado criativo em usar da persuasão e da continência, da sabedoria, da paciência e da argumentação. Faz com as palavras o que Zeus fez com correntes, e vai além. Une o feminino das Fúrias transformadas, ao masculino que ela carrega em si, promovendo a passagem de um feminino primordial terrível para cuidador e parceiro, de guerreiro para persuasivo. Assim como o exílio é o mau maior para a cultura grega, ter um lugar outorgado à cidadania, receber uma morada, pertencer, é um bem valioso. Simbolicamente, é de grande importância encontrar um locus interno para as emoções atormentadoras, os ímpetos destrutivos, as arrogâncias, o remorso, a inveja, a vingança, e transformar essas forças em prosperidade.
O movimento de transformar as Fúrias em Eumênides tem a ver com levar a consciência para fora da caverna escura das três divindades. Diz respeito, portanto, a uma outra qualidade de consciência, não mais pela culpa, mas pela reflexão e compaixão. O velho e o novo conciliados obedecem à vida.
Em uma das últimas falas de Atena nas Eumênides, Ésquilo nos presenteia com uma colocação que ilustra essas ideias:

Levada pelo amor a este povo,
deixo com ele as deusas poderosas
mas de trato difícil; seu encargo
é dirigir a vida dos mortais.
Quem não pautar a conduta na vida
pelos ditames destas divindades
temíveis por seu poder inconteste,
não poderá compreender a origem
dos golpes que recebe em sua vida.
Por causa dos pecados de seus pais,
os homens são levados a enfrentá-las
e a morte muda, embora suas vítimas
tentem detê-las com palavras ásperas,
destrói-as em obediência apenas
ao rancor implacável destas deusas.
(2003, vv.1222-1236, p.190)

A divindade Atena, que teve sua mãe engolida pelo pai, se humana fosse, estaria nos apontado em seu mito como enfrentou, ela mesma, suas próprias fúrias, tendo que dar a mão ao seu herói interno, integrar a inveja, contextualizar as relações, praticar a escuta, fazer uso consequente da palavra, olhar de nova perspectiva, liberar a criatividade.
É sempre bom rememorar que as mágoas e ressentimentos que alimentam a vingança, quando moram em nosso corpo causam infertilidade e doença. Se transformados em benevolência, passam a funcionar como bem-aventurança. Atena, em seu encontro com Aleto, Tisífone e Megera nos ensina a o que observar para essa grande aventura.
Finalizo, como gosto de fazer, com poesia. Escolho Adélia Prado (1991, p.151) e seu poema Dois vocativos:
A maravilha dá de três cores:
branca, lilás e amarela,
seu outro nome é bonina.
Eu sou de três jeitos:
alegre, triste e mofina,
meu outro nome eu não sei.
Ó mistério profundo!
Ó amor!

Sinopse:
O presente texto traz uma reflexão sobre a tragédia Eumênides, de Ésquilo, chamando atenção para o papel da deusa Atena, e o que ela simboliza na transformação e recolocação da energia das terríveis Erínias, entre elas Megera, a personificação da inveja.

REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS

BAPTISTA, S. M. S.              (2012) Ex-mãe, ex-pai, ex-filho: a data de validade das relações.  Junguiana, São Paulo, n.30/1, pp.13-19.
                                                (2013) Filoctetes: a expressão do arquétipo da vítima.Qual a medida da dorJunguiana, São Paulo, n. 31/1, pp.39-47.
BRANDÃO, J. S.                    (2000) Dicionário Mítico-Etimológico, Petrópolis:Vozes.
CALASSO, R.                         (1990) As núpcias de Cadmo e Harmonia, São Paulo: Companhia das Letras.
ÉSQUILO                               (2003) Eumêmides, in Oréstia, Tradução de Mário Gama Kury, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
HESÍODO                               (2001) Teogonia, Tradução de Jaa Torrano, Iluminuras: São Paulo.
MILLER, A.                            (2011) A revolta do corpo, São Paulo: Martins Fontes.
PRADO, A.                             (1991) Poesia reunida, São Paulo: ARX.
OTTO, W.F.                           (2005) Os deuses da Grécia, São Paulo: Odysseus.
WALCOT, P.                          (1978) Envy and the Greeks – a study of human behaviour, Warminster: Aris &Phillipis Ltd.
(Acesso dia 24 de março de 2015)









[1] Ideia apresentada a mim por um amigo grego, estudioso de mitos.

Um comentário:

Sylvia disse...

Este trabalho foi apresentado no VII Congresso de Psicologia Junguiana, em Junho de 2015, em Buenos Aires.